Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ga2hyakh/beta.sintaf.pt/templates/sintaf02/functions.php on line 197

Despedimentos no Grupo Novo Banco

Lisboa, 2019-07-09

No dia 01/07/2019 a Direcção de Capital Humano do Novo Banco enviou no período da manhã, um email para 17 trabalhadores da GNB Recuperação de Crédito ACE – núcleo de recuperação interna – e para 1 trabalhador do Novo Banco, a convocar reunião conjunta para o próprio dia, que se realizou às 14h no edifício sede do Banco.

 

Outras ligações:

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1282452/sindicato-pede-intervencao-do-governo-para-evitar-dispensas-no-novo-banco

https://www.dinheirovivo.pt/banca/sindicato-denuncia-despedimento-de-18-trabalhadores-no-novo-banco/

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/sindicato-pede-intervencao-do-governo-para-impedir-dispensa-de-18-trabalhadores-do-novo-banco?ref=Pesquisa_Destaques

 

Este Grupo de trabalhadores com uma média de antiguidade de +/- 19 anos, e uma faixa etária de +/- 48 anos, foram surpreendidos no dia 01/07/2019 com:

  • Reunião colectiva com o DCH, Direcção da DRCR, advogados da empresa Rebelo e Sousa, S.A., onde foi apresentado o “pacote” compensatório para o referido acordo.
  • Reuniões individuais, onde foram apresentados com mais pormenores o “pacote” compensatório para o acordo, e a entrega da “dispensa temporária de prestação de serviço sem perda de remuneração”
  • Reunião com consultores da empresa de Outplacement.

Este grupo de trabalhadores, após todas estas reuniões, ao chegarem ao seu posto de trabalho foram confrontados com o facto de todo o seu trabalho (carteira de clientes) já ter sido desviado para a nova empresa de outsourcing.

O SINTAF acompanhou todas as reuniões existentes, tendo de imediato feito uma denúncia junto da A.C.T., que interveio no dia 03/07/2019 com a deslocação de 2 inspectores ao local de trabalho. Neste mesmo dia, os trabalhadores fizeram uma manifestação à porta da empresa com a presença do Secretário Geral da CGTP Arménio Carlos.

Requereu-se à DGERT uma reunião entre o SINTAF e a GNB Recuperação de Crédito, ACE, ao abrigo da prevenção de conflitos. Tendo já sido agendada para dia 12/07/2019 às 10h30m.

No dia 04/07/2019 o Dr. António Ramalho reuniu com o Secretário Geral da CGTP Arménio Carlos e representantes do SINTAF, onde mencionou que a decisão de externalizar o serviço de recuperação é por a mesma ser considerada (incompreensivelmente) uma actividade “não core” do Banco!

No seguimento desta, ficou agendada uma reunião com o DCH para dia 09/07/2019 às 08h30m. Que não trouxe nada de novo a este processo.

O SINTAF defende todos os postos de trabalho, admitindo a inclusão destes trabalhadores nos quadros do Novo Banco.

Apelamos à participação de todos os trabalhadores na manifestação da CGTP, dia 10/07/2019 às 14h30m na Praça da Figueira em Lisboa, ao abrigo do pré-aviso de greve – Pela defesa dos Postos de Trabalho e pela Revogação das normas mais gravosas do actual Código do Trabalho.

SINTAF-Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira.

Avenida Almirantes Reis, n.º 74 G - 1150-020 Lisboa

Telefone +351 218124992

Correio eletrónico: sintaf@sintaf.pt