Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/ga2hyakh/beta.sintaf.pt/templates/sintaf02/functions.php on line 197

Acordo Empresa do SinTAF

Defender o clausulado

Garantir a manutenção de direitos na CGD

À medida que se realizam as reuniões de negociação do Acordo de Empresa na CGD ficam cada vez mais evidentes os objectivos da Administração no sentido da destruição das conquistas dos trabalhadores da CGD, em matérias laborais.

caixa geral depositosAs rondas negociais e as medidas adoptadas pela Administração revelaram que:

- É clara uma postura de eliminação de todas as referências positivas para os trabalhadores da CGD, existentes no Acordo de Empresa, levando a maior agravamento, nos próximos anos, das condições de trabalho para os trabalhadores da CGD. Aos sindicatos compete defender um serviço de qualidade a todos os clientes e a missão para o País inerente ao banco público;

- O Sintaf mantém um diálogo firme e consequente, em defesa de um Acordo de Empresa que garanta a manutenção dos direitos dos trabalhadores na CGD;

- Até hoje, em resultado das negociações, persiste um número elevado de cláusulas em que não houve acordo, por ausência de propostas da CGD ou por divergência quanto ao teor das cláusulas propostas pela CGD.

Neste contexto, o Sintaf reuniu com a Direcção dos Serviços Sociais da CGD, reafirmando a importância da defesa dos Serviços Sociais, salientando não prescindir da manutenção explícita, no clausulado do Acordo de Empresa, a existência e continuidade dos mesmos.

 

A maioria dos direitos que a Administração da CGD quer pôr em causa incidem no social e na saúde, no âmbito do automatismo de aumento das pensões dos aposentados acompanhando as actualizações salariais dos trabalhadores do activo ou na legítima garantia da antiguidade, como um valor relevante da progressão de carreira, a par da avaliação do desempenho.

Esta mesma Administração revela-se satisfeita com as cedências obtidas nos acordos laborais da restante banca e entende exigir que também na CGD, os sindicatos abdiquem de cláusulas importantes para os trabalhadores, tal como aconteceu no passado recente noutros processos de negociação colectiva.

Estas são matérias onde o Sintaf manterá a sua posição de firmeza, pois são, direitos democráticos duramente obtidos pelos trabalhadores que os Sindicatos têm obrigação de defender.

O AE do SINTAF é essencial para salvaguardar os direitos dos Trabalhadores e a manutenção duma CGD 100% pública

O ano de 2019 mostra ser o ano de luta em defesa do AE, duma tabela salarial digna e justa e da reversão de medidas unilaterais e discriminatórias, implementadas pela Administração da CGD com a total conivência do Governo do PS, como é exemplo o roubo de 4 anos da progressão de carreira dos trabalhadores da CGD.

É urgente prosseguir a luta e a denúncia da política sancionada pelo Governo, combatendo uma Administração que “rasga” os direitos dos trabalhadores e prejudica a actividade e a imagem da CGD.

Os trabalhadores podem contar com o SINTAF na defesa do Acordo de Empresa

Hoje têm uma alternativa sindical séria e determinada na CGD

SINTAF-Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira.

Avenida Almirantes Reis, n.º 74 G - 1150-020 Lisboa

Telefone +351 218124992

Correio eletrónico: sintaf@sintaf.pt