Evocar a memória de um dos maiores mutualistas de sempre é evocar a memória de António da Costa Leal.

Antonio da Costa LealNo próximo dia 7 de fevereiro, cumprem-se 10 anos sobre o falecimento do Dr. António da Costa Leal, que durante 15 anos desempenhou as funções de Presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista e simultaneamente Presidente da Caixa Económica Montepio Geral.

Um grupo de trabalhadores do Montepio oriundos das suas estruturas de representação coletiva e não só, entendem que é tempo de evocar a sua memória, conhecer o seu perfil de democrata e humanista e honrar o seu legado, nomeadamente, quando sob a sua presidência, se prestigiou e dinamizou o Mutualismo.

Nestes termos, temos o prazer de o (a) convidar a estar presente numa modesta e humilde sessão evocativa, que se irá realizar no próximo dia 7 de fevereiro entre as 17h 30m e as 19h 30m, na Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, sita na Rua da Palma n.º 248 em Lisboa.

Ler mais: Evocar a memória

Processo inaceitável de discriminação sindical a que o Montepio sujeitou o SinTAF, desrespeitando as normas laborais e o direito de contratação colectiva – que é das associações sindicais.

 

maocheiadenadaO SinTAF – Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira reuniu no passado dia 20 de Outubro com a Direcção de Recursos Humanos do Montepio acerca da sua proposta de Acordo de Empresa, apresentada a 12 de Setembro e simultaneamente divulgada a todos os trabalhadores.

Ler mais: COMUNICADO N.º 5...

Comunicado n.º 4 de 2016/10/11

sams atendimento 300x234

Entreabrir o manto diáfano da fantasia para expor a nudez forte da realidade.

Os sindicatos são associações para a defesa comum dos seus aderentes.

Nos objetivos essenciais, enunciados por estas associações nos seus estatutos, estão “a intransigente defesa dos interesses profissionais, económicos e sociais dos seus associados” (como consta do n.º 1 do artigo 3 dos Estatutos do SBSI).

Compulsados os estatutos de outros sindicatos do sector financeiro conclui-se que em nenhum deles consta como finalidades:

Ler mais: Montepio –...

Comissão Trabalhadores do Montepio, faz referências positivas à proposta de ACT apresentada pelo SinTAF à Caixa Económica Montepio Geral, Montepio Crédito e Montepio Valor que foi por nós entregue em 12 de setembro.

2016 07 13 sintaf 2Registamos com agrado que o Comunicado n.º 14 de 29 de setembro de 2016 da Comissão Trabalhadores do Montepio, faz referências positivas à proposta de ACT apresentada pelo SinTAF à Caixa Económica Montepio Geral, Montepio Crédito e Montepio Valor que foi por nós entregue em 12 de setembro.

Nesse comunicado dirigido a todos os trabalhadores da CEMG é afirmado:

Ler mais: Comissão...

documentonamesaSinTAF entrega proposta de ACT ao Montepio

O SinTAF não foi escolhido pelo CAE da CEMG para ser receptor das propostas de alteração do ACT que outros sindicatos têm vindo a conta-gotas a comentar.

Porque, a nossa visão de sindicalismo e de democracia sindical, não é compatível com segredos ou negociações em que os representantes e potenciais afectados nada sabem o que propôem os seus representantes, informamos que nossa proposta de ACT, entregue em 12 de Setembro de 2016, se encontra disponível para consulta na ligação mais abaixo. Simples e transparente.

12-09-2016 Documento entregue para descarregar (Formato PDF)

O SinTAF foi recebido pelo Dr. José Félix Morgado que nos informou da desistência da tentativa de contratualizar cortes de salários.

COMUNICADO N.º 3 DE 2016-09-23

montepio mealheiroO Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira (SinTAF) foi recebido pelo Dr. José Félix Morgado que nos informou da desistência da tentativa de contratualizar cortes de salários, acrescentando, que a CEMG mantinha a intenção de proceder aos congelamentos enunciados nas propostas negociais enviadas aos outros sindicatos do sector.

Nessa reunião em que o Dr. José Félix Morgado estava acompanhado pela Dr.ª Catarina Horta, diretora de Recursos Humanos da CEMG, tivemos oportunidade de:

Ler mais: Montepio –...

Caros (as) colegas

A Comissão Sindical de Empresa do SINTAF (Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira) na CEMG foi criada com o objetivo de unir, apoiar e ajudar os trabalhadores da instituição na defesa dos seus legítimos interesses e aspirações.

montepio mealheiroO Sintaf é o único sindicato do sector financeiro filiado na maior e mais representativa central sindical dos trabalhadores portugueses – a CGTP.

A Comissão Sindical do SINTAF é composta por Carlos Areal (2055-5) e Luís Ferreira de Almeida (2621-6) e aguarda a breve prazo a disponibilização de uma sala do Edifício da Rua Castilho.

Ler mais: Montepio –...

SINTAF-Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira.

Avenida Almirantes Reis, n.º 74 G - 1150-020 Lisboa

Telefone +351 218124992

Correio eletrónico: sintaf@sintaf.pt