Evocar a memória de um dos maiores mutualistas de sempre é evocar a memória de António da Costa Leal.

Antonio da Costa LealNo próximo dia 7 de fevereiro, cumprem-se 10 anos sobre o falecimento do Dr. António da Costa Leal, que durante 15 anos desempenhou as funções de Presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista e simultaneamente Presidente da Caixa Económica Montepio Geral.

Um grupo de trabalhadores do Montepio oriundos das suas estruturas de representação coletiva e não só, entendem que é tempo de evocar a sua memória, conhecer o seu perfil de democrata e humanista e honrar o seu legado, nomeadamente, quando sob a sua presidência, se prestigiou e dinamizou o Mutualismo.

Nestes termos, temos o prazer de o (a) convidar a estar presente numa modesta e humilde sessão evocativa, que se irá realizar no próximo dia 7 de fevereiro entre as 17h 30m e as 19h 30m, na Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, sita na Rua da Palma n.º 248 em Lisboa.

 

Convidámos para usarem da palavra nesta evocação:

 Victor Melícias – que durante o tempo de Costa Leal exerceu o mandato de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Montepio.

 José Alberto Pitacas – Diretor do Gabinete de Estudos Mutualistas do Montepio, membro do Conselho Fiscal entre 1995 e 2003 e do Conselho Geral entre 1995 e 2006.

 Um representante das Estruturas de Trabalhadores que ao longo dos anos trabalharam com o Dr. Costa Leal.

 Miguel Moisés – Operário da Setenave reformado, que enquanto membro da respetiva Comissão de Trabalhadores se relacionou com Costa Leal, na altura Presidente do Conselho de Administração da Setenave.

Contaremos ainda com a presença e intervenção do Eng.º José Costa Leal, filho do homenageado.

Construímos o Presente, visando o Futuro, com os ensinamentos do Passado.

António Seixas Costa Leal é, juntamente com alguns outros, o que nos diferencia, o que nos orgulha e sobretudo o que nos une, no respeito pela diferença, no caminho por uma Associação Mutualista, democrática, inclusiva e alicerçada na defesa dos valores do humanismo, da honradez, da probidade e do serviço aos Associados.

Apelamos à presença de todos aqueles  que, tendo ou não conhecido o Dr. Costa Leal, valorizam os valores do Mutualismo e não desistem de o afirmar como Valores Maiores.

A Organização.

SINTAF-Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira.

Avenida Almirantes Reis, n.º 74 G - 1150-020 Lisboa

Telefone +351 218124992

Correio eletrónico: sintaf@sintaf.pt