logosintaf cgtp

Comemoremos o 44.º aniversário da Revolução de Abril

 

Enquanto realização histórica do povo português, a Revolução de Abril é um acto de emancipação social e nacional.

Desencadeado pelo heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas, logo seguido de um levantamento popular, o 25 de Abril transformou profundamente toda a realidade nacional. Culminando uma longa e heróica luta, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou conquistas democráticas e impulsionou transformações económicas e sociais.

A liberdade sindical e os direitos dos trabalhadores são parte integrante do regime democrático consagrado na Constituição da República. bretch

No Portugal de hoje, muitos desses princípios democráticos integrantes do 25 de Abril foram postos em causa pelos poderes serventuários do grande capital explorador dos trabalhadores. A institucionalização das regras de caducidade na contratação colectiva e a eliminação do princípio da protecção do mais fraco são exemplos disso.

O retorno às condições de trabalho precárias e de exploração aguda, com a eliminação de direitos básicos, com a criação de um clima de medo e insegurança permanente e com as agressões à dignidade de quem trabalha, exige dos trabalhadores uma postura de resistência e de conquista consentâneas com os valores de Abril.  

As comemorações da Revolução de Abril devem ser um momento para afirmar a necessidade de uma política que dignifique o trabalho e os trabalhadores, dê resposta aos problemas do povo e do País, uma política que respeite o que o próprio 25 de Abril representa de espaço de afirmação e realização de direitos e aspirações populares.

O SINTAF saúda o 25 de Abril e as suas conquistas, incluindo a Constituição da República Portuguesa que dele emanou, e apela aos trabalhadores para se associarem às suas comemorações, na valorização dos valores do trabalho e na afirmação e reconquista dos direitos dos trabalhadores.

Abril de 2018

SINTAF-Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira.

Avenida Almirantes Reis, n.º 74 G - 1150-020 Lisboa

Telefone +351 218124992

Correio eletrónico: sintaf@sintaf.pt